traceability
Rastreabilidade
Conheça a origem do seu café

AGRORIGEM IN BOX:
rastreie as informações da origem e qualidade do café especial

Seja muito bem-vindo (a). Acomode-se em seu assento para começarmos a viagem. Viagem? Isso mesmo, com apenas um clique você irá direto para a fazenda onde este café foi produzido, conhecerá o produtor e sua história, verá fotos da lavoura e todas as informações de controle de qualidade.

Agrorigem in Box
A Agrorigem in Box ( sabores Cacau, Frutado e Exótico) é um projeto que nasceu pela Agrorigem, que é uma Plataforma Digital que conecta produtores e compradores de cafés especiais. Comercializar sacas de 60kg sempre foi nosso modelo de negócio, mas quando percebemos a demanda por café cru e torrado, realizamos um sonho e demos um passo adiante: foi assim que nasceu a Agrorigem in Box. Cada detalhe foi pensado e planejado com muito carinho, para que possamos tirar o seu melhor sorriso quando você abrisse essa box!

INFORMAÇÕES DO LOTE

Selo de Rastreabilidade

CACAU

Sítio

FURNAS

Mantiqueira de Minas

Cidade:
Pedralva - MG

Variedade:
Catuaí Amarelo

Processo:
Natural

Safra:
2020/2021

Altitude:
1.200 metros

Peneira:
16 Up

Análise Sensorial:
Chocolate ao leite, doce, mel, equilibrado, bom corpo, retrogosto doce.

Torrado por: Robson Ribeiro

Selo de Rastreabilidade

FRUTADO

Sítio

DA DIVISA

Mantiqueira de Minas

Cidade:
Pedralva- MG

Variedade:
Catuaí Vermelho

Processo:
Natural

Safra:
2020/2021

Altitude:
1.250 metros

Peneira:
16 Up

Análise Sensorial:
Aroma limão rosa, frutado, pimenta do reino, ótimo corpo, retrogosto persistente e inusitado.

Torrado por: Robson Ribeiro

Selo de Rastreabilidade

EXÓTICO

Fazenda

SÃO JOSÉ

Mantiqueira de Minas

Cidade:
Silvianópolis - MG

Variedade:
Mundo Novo

Processo:
Sprouting Process

Safra:
2020/2021

Altitude:
1.100 metros

Peneira:
16 Up

Análise Sensorial:
Aroma vinhoso, tanino, alcoólico positivo, retrogosto doce, persistente e inusitado.

Torrado por: Robson Ribeiro

MANTIQUEIRA DE MINAS

“Com uma tradição secular na produção de cafés de qualidade, a Mantiqueira de Minas é hoje uma das regiões mais premiadas do Brasil. Em 2011, foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), pela sua tradição e reputação mundial em produzir cafés especiais com um perfil sensorial altamente diferenciado. Esses são cafés raros e surpreendentes, refletindo a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência.” Quer saber mais sobre a Mantiqueira de Minas? CLIQUE AQUI

Confira AQUI receitas deliciosas que você pode fazer com seu café especial.

HISTÓRIA DO PRODUTOR

Fazenda São José

Localizada no município de Silvanópolis, sul de Minas Gerais, a Fazenda está na face sul da rica Serra da Mantiqueira e possui em sua raiz a tradição secular de produzir cafés nobres, em uma região altamente premiada. A altitude excepcional (de 900 a 1.100 mts), amplitude climática ideal e terrais perfeitos, inspiram e proporcionam a produção de cafés especiais da melhor qualidade.

A Fazenda São José foi adquirida pela família Capistrano Ferreira em 1977 e desde 2012 a propriedade pertence a Gabriel Wagner Capistrano Ferreira, Marta de Carvalho Souza Ferreira e seus filhos, cafeicultores iniciantes de quinta geração.

Além do privilégio da localização, a propriedade está devidamente estruturada, do plantio a colheita e beneficiamento, valorizando e cuidando de cada detalhe no cultivo dos cafés que a família costuma chamar carinhosamente de “filhos”. Todos os lotes são acompanhados de perto, com rastreabilidade total, aprimoramento dos processos e, consequentemente, descobertas sensoriais a cada safra.

Em seus 400 hectares, sendo 112 de área cafeeira, são produzidos 100% de Café Arábica, nas variedades Catuaí e Mundo Novo, processamento via úmida, cereja descascado (CD), natural, além de protocolos inovadores a cada ano em busca do que há de melhor. Além disso, a propriedade dispõe de terraciamento em 80% da lavoura, facilitando sensivelmente o acesso dos colaboradores no trabalho do dia a dia e gerando qualidade expressiva no manuseio da lavoura.

A sustentabilidade está presente em todo o processo de produção. A ambiental é embasada na produção sustentável em harmonia com o meio ambiente, preservação de mata nativa, reutilização dos resíduos do café como energia, adubação orgânica e conservação de minas. A social na geração de empregos onde a Fazenda se compromete constantemente com os colaboradores oferecendo capacitação, ampliação na qualidade de vida e rigidez no cumprimento das leis trabalhistas do Brasil. A econômica é uma busca constante para oferecer o melhor café e se conectar com parceiros que valorizem a bebida e todo o trabalho envolvido neste contexto, através de uma parceria justa que agregue valor para ambos lados.

Sítio da Divisa

Há cerca de um século nosso bisavô materno, Pietro Monti, vindo da Itália, começou o cultivo de café́ na sua primeira fazenda em Pedralva, nas belas montanhas dos contra fortes da Mantiqueira do sudeste de Minas Gerais. Depois seu sucessor, nosso avô José Siqueira Monti e demais filhos, continuaram trabalhando arduamente neste ramo até́ o final do século passado. E também na mesma época, meu avô̂ paterno, Abelardo Souza, vindo do interior de São Paulo, instalou uma oficina para manutenção de equipamentos e implementos agrícolas em Pedralva, inclusive máquinas elétricas, hidráulicas e a vapor, para bem atender as fazendas da região.

Com este DNA, passamos a cuidar da cultura de café́, da manutenção, montagem de nossas máquinas e equipamentos, até́ mesmo de sua fabricação e instalação, ao menor custo e com desempenho funcional satisfatório.

E minha esposa descendente das famílias Carneiro Resende e Fortes Bustamante, também tradicionais produtores de cafés de qualidade na referida região, contribui e incentiva bastante a nossa administração. Nossa filha caçula, Juliana, engenheira e perita ambiental, admira muito a atmosfera rural e atua como nossa consultora na cultura cafeeira.

Nossa missão é cultivar e produzir ao menor custo, um dos melhores cafés naturais especiais da região, respeitando os valores sociais da parceria agrícola e em conformidade com o meio ambiente.

MÉTODO DE PREPARO – CAFÉ ESPECIAL COADO

Passo a passo:

  1. Se possível, compre café em grão e moa na hora do preparo para obter uma bebida mais aromática e saborosa; sugerimos a receita de 1/10 que significa que a cada 10g de café especial você deve utilize 100ml de agua. Aqui a sugestão é 30g por 300ml.
  2. Dobre a lateral do filtro de papel para melhor encaixe no suporte;
  3. Certifique-se de que o filtro fique em contato com as pa­redes para melhorar o fluxo da água na hora da extração;
  4. Com o suporte já posicionado, ESCALDE o FILTRO usando água quente para eliminar o sabor de papel e para aquecer a jarra;
  5. Descarte a água utilizada no passo anterior;
  6. Distribua uniformemente o grão moído no filtro já es­caldado. Acomode o pó para formar uma superfície pla­na de café;
  7. Inicie a contagem e comece a verter a água no centro do bolo de café; a agua deve estar bem quente em torno de 95º C para extrair o melhor do café.
  8. Despeje apenas a quantidade de água necessária para ume­decer a superfície (+/- 60 ml) e deixe infusionar por 30”;
  9. Passada a pré-infusão, comece a despejar o restante da água;
  10. Despeje a água em movimentos circulares no centro do coador. A velocidade e o ritmo devem ser constantes até os 300 ml;
  11. Assim que começar a ver o fundo da borra, retire o su­porte de cima da jarra. A extração deve demorar entre 2 minutos.
  12. Sirva assim que coar – café bom é servido na hora!

Grande abraço, Daniele Alkmin Carvalho Mohallem

Fique por dentro das novidades da Agrorigem in Box