blog-agrorigem-1024x377
Rastreabilidade

Conheça a origem do seu café especial

SELO DE RASTREABILIDADE: informações da origem, história e qualidade do café da sua xícara

Bem-vindo ao Selo de Rastreabilidade da Agrorigem! Aqui você pode conferir todas as informações de origem do seu café especial: fotos, histórico do produtor, qualidade, dados de controle e muito mais. Tudo para conectar a cadeia produtiva do campo à xícara.

Sem-Título-8

MANTIQUEIRA DE MINAS

A região possui uma tradição centenária na produção de cafés de qualidade.

Localizada no lado mineiro da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais. É uma região montanhosa (900 a 1500 metros) sem mecanização, solos naturalmente férteis, clima ameno com excelentes chuvas.

CACAU

Sítio

Santa Luzia

Mantiqueira de Minas

Cidade:
Pedralva - MG

Variedade:
Catuaí Vermelho

Processo:
Natural

Safra:
2020/2021

Pontuação:
85 pts

Peneira:
16 Up

Análise Sensorial:
Chocolate ao leite, baunilha, ótimo corpo, cremoso, equilibrado, doce e saboroso.

Torrado por Agrorigem - The Coffee ID

HISTÓRIA

‘’Eu, Carlos Alberto Vilas Boas, natural da cidade de Pedralva, Sul de Minas Gerais localizada  no maciço da Serra da Mantiqueira, iniciei o plantio de café nos anos 80 com a variedade Catuai Vermelho, sendo assim posso afirmar que estou na atividade cafeeira a mais de 40 anos, tempo este onde construí família e venho sobrevivendo da produção.

Sempre tive vontade de melhorar a qualidade de minha produção, tendo em vista que cada vez mais o mercado vem buscando exigindo cafés diferenciados, especiais.

Há três anos em parceria com a Plantar Soluções Agrícolas – Ouro Fino/ Mg, com a assistência do meu amigo e consultor técnico Matheus, iniciei a melhoria nas lavouras, e consequentemente na qualidade do café.  No ano de 2020 consegui ter um café de qualidade que teve uma pontuação acima de 89.

Meu café é da variedade Catuai Vermelho, de processamento natural e cultivado entre 1100 m a 1200 m de altitude.

Hoje sinto realizado ao entrar em minha lavoura e ver todo o resultado obtido durante esses anos de vida. ‘’

FRUTADO

Sítio

Boa Sorte

Mantiqueira de Minas

Cidade:
Pedralva - MG

Variedade:
Catuaí Amarelo

Processo:
Natural

Safra:
2020/2021

Pontuação:
87 pts

Peneira:
16 Up

Análise Sensorial:
Frutas amarelas, pêssego em calda, retrogosto longo e saboroso.

Torrado por Agrorigem - The Coffee ID

HISTÓRIA

A história do Sítio Boa Sorte teve início há mais de 70 anos atrás, quando o avô de Osmar que morava em Brasópolis-MG, decidiu se mudar para Pedralva-MG e adquiriu a propriedade, que contava com mais de 30Ha. Junto com ele, veio sua esposa e seus dois filhos ainda pequenos. Logo começaram a trabalhar com lavouras de fumo e criavam gado de corte e de leite.

O tempo foi passando e um de seus filhos, pai de Osmar, se casou e teve quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres.

Há mais de 20 anos substituíram a lavoura de fumo pela lavoura de café e banana, onde Osmar ajudou seu pai desde a adolescência.

Por volta dos seus 20 anos resolveu deixar o sítio e foi morar e trabalhar na cidade. Até que cansou da cidade e retornou para a roça.

A lavoura de café que ainda restava, seu irmão era quem cuidava. Então, Osmar resolveu plantar mais café em conjunto com ele. Formada a lavoura, decidiram dividi-la, ficando cada um com uma parte.

A cada ano, o produtor tem plantado novas mudas de café, a fim de expandir sua plantação. Atualmente, a lavoura conta com mais de 6.500 pés de café, que vem sendo muito bem cuidada para gerar um produto de qualidade.

EXÓTICO

Sítio

Pinhalzinho

Mantiqueira de Minas

Cidade:
Natércia - MG

Variedade:
Catuaí Vermelho

Processo:
Sprout Process

Safra:
2020/2021

Pontuação:
88 pts

Peneira:
16 Up

Análise Sensorial:
Aroma uva, vinhoso, ameixa, licoroso, inusitado, bom corpo, retrogosto longo e saboroso.

Torrado por Agrorigem - The Coffee ID

HISTÓRIA

Sou Divanir Ribeiro sou produtor rural. Esse ano resolvi fazer um café com qualidade melhor. Foi feito com pouco dificuldade e tudo muito simples. Tudo do meu jeito. Trazendo o café todos os dias pro terreiro. Separando o cereja do restante, sendo que o cereja foi pro tambor pra ser fermentado por 5 dias. Depois de fermentado sendo lavado e secando no terreiro de cimento. E com isso consegui um café de boa qualidade. Agradeço os que estão me apoiando pra conseguir mostrar meu trabalho. Muito obrigado.

Prazo de Validade: 21/05/2022

Fique por dentro das novidades Agrorigem in Box