traceability
Rastreabilidade
Conheça a origem do seu café

SELO DE RASTREABILIDADE: informações da origem, história e qualidade do café da sua xícara

Seja muito bem-vindo (a). Acomode-se em seu assento para começarmos a viagem. Viagem? Isso mesmo, com apenas um clique você irá direto para a fazenda onde este café foi produzido, conhecerá o produtor e sua história, verá fotos da lavoura e todas as informações de controle de qualidade.

A Gold Cafés surgiu no mercado em 2007, com revenda exclusiva de café torrados, buscando fomentar o consumo de café expresso em sua cidade, Maceió. A empresa sempre prezou pela qualidade e diferenciação de seus cafés. Em busca da diversidade de seus grãos iniciou em 2009, sua própria torrefação de cafés, visando uma maior qualidade e padronização de suas torras, na qual iniciou também uma diversidade de grãos de várias regiões do país, sendo torrada e excepcionada quase de maneira artesanal, priorizando a qualidade e satisfação de seus consumidores. A Gold Cafés vem se qualificando e se modernizando dentro das normas e padrões exigidos pelo mercado. Em 2009 iniciou a produção de cafés especiais e certificados, porém o mercado teve uma resistência de aceitabilidade ao custo do produto. No ano de 2012, o mercado iniciou a procura de cafés diferenciados, sendo, este, o foco principal de nossa empresa, Gold cafés, que já tinha disponibilidade destes produtos desde o final de 2009.

INFORMAÇÕES DO LOTE

Selo de Rastreabilidade

Fazenda

SANTO ANTÔNIO

Mantiqueira de Minas

Cidade:
Santa Rita do Sapucaí - MG

Variedade:
Mundo Novo

Processo:
Natural

Safra:
2020/2021

Pontuação:
85 pts

Peneira:
14/15

Análise Sensorial:
Aroma Frutas secas, Notas damasco, uva passas, acidez média, retrogosto doce e persistente.

Torrado e preparado por Gold Cafés Especiais

HISTÓRIA DO PRODUTOR

A Fazenda Santo Antônio conta com 147,3 ha e está localizada em uma serra há 1.250 mts de altitude, com várias grotas, e a tocamos em ritmo familiar desde 1.994, quando ela tinha 50 ha de café mundo novo e espaçamento de 2,80 x 4,00 mts (900 covas/ha).

Através dos anos, formamos mais 55ha com espaçamento de 3,60 x 0,70 mts (3.800 covas/ha), com as qualidades acaiá, catuaí vermelho, mundo novo e rubi.

Hoje a propriedade possui uma área dividida em 105ha de café, 27,3ha de pastagens e 5ha de mata nativa.

A lavoura é 100% colhida manualmente, utilizando bastante o sistema de poda, para renovar e facilitar a colheita.

O terreiro para secagem mede 5.300 mts, separados em 3 pavimentos, com inclinação própria para não reter água, construído de tijolos há aproximadamente 80 anos, e é feita manutenção anual de recapeamento.

Na colheita damos importância em retirar o café da lavoura diariamente, lavá-lo e espalhá-lo fino para o manuseio no terreiro.

Possui secadores, mas preferimos dar ponto no terreiro; beneficiamos na própria fazenda, e depois toda a colheita é depositada em armazéns.

A propriedade está inserida na área demarcada que detém o Selo de Indicação de Procedência Mantiqueira de Minas, que garante a origem, a procedência do lote de café.

No quesito qualidade, as lavouras são conduzidas por agrônomos, mantendo sempre o cuidado nos tratos culturais e o único processo utilizado é o natural.

A colheita tem início quando os grãos estão maduros. O café passa pelo lavador, depois é levado ao terreiro em camadas finas, e rodado de doze a quinze vezes ao dia com rastelos especiais. Se necessário, passa ao secador, onde se faz uma seca lenta com temperaturas baixas. Os lotes sempre são separados e levados às tulhas de madeira para descanso por pelo menos 30 dias.

Fique por dentro das novidades da Gold Cafés Especiais